Círculo de ouro: a importância de conhecer e saber comunicar o seu porquê

Conteúdo, Empreendedorismo, Inovação 24 Abril 2020

Por Alice Salvo Sosnowski*

Por que algumas marcas conseguem ser amadas pelo público enquanto outras passam despercebidas? O que faz as pessoas pagarem bem mais caro por um produto similar a outro mais barato? Segundo o especialista inglês Simon Sinek, as empresas vencedoras sabem muito bem comunicar o seu porquê. 

Sinek é um consultor de marketing que ficou mundialmente conhecido com sua palestra “How great leaders inspire action” no TED talks que já foi vista 53 milhões de vezes. (Veja aqui a palestra “Como grandes líderes inspiram ação”: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=en). 

Na apresentação, o consultor explica a teoria do Círculo de ouro (ou Golden Circle) que é o pulo do gato para vender um produto, engajar pessoas e comunicar diferenciais de um produto ou serviço.  Ele mostra que grandes líderes e organizações como Apple, irmãos Wright e Martin Luther King agiam pensavam e comunicavam de dentro para fora, a partir dos seus princípios, o que os tornava diferentes dos outros.

Segundo ele, todas as pessoas sabem O QUÊ fazem, algumas pessoas sabem COMO fazer, mas apenas uma pequena quantidade sabe O PORQUÊ de trabalhar todos os dias por uma marca, empresa ou causa. Os que realmente alcançam sucesso são aqueles que não apenas conhecem esse porquê, como sabem comunicar isso de forma eficiente.  

Quando comunicam o seu porquê, líderes de empresas e marcas revelam o que acreditam e qual é a causa que vale a pena levantar todos os dias pela manhã. E é isso que encanta as pessoas que querem se engajar com propósitos:  

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o por que você faz” – Simon Sinek

Demonstrar isso na Comunicação inspira e fideliza as pessoas. Diferente das ferramentas de  promoções, ofertas e descontos, o Círculo de Ouro ajuda profissionais de comunicação e marketing a produzir campanhas realmente engajadoras. 

Esta ferramenta poderosa é ao mesmo tempo um simples gráfico, em formato de um alvo que indica, do centro para fora: POR QUE? (why), COMO? (how), O QUE? (what). 

Sinek dá o exemplo da comunicação da Apple. Teoricamente, a empresa entrega produtos semelhantes à concorrência. Mas o que ela faz que as outras empresas não fazem? O que torna a Apple um símbolo de inovação e design é o caminho da comunicação. A empresa organiza sua fala de dentro para fora. Veja abaixo: 

  • Por quê: tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando de forma diferente.
  • Como: desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar.
  • O quê: computadores, celulares, etc

Ao entender o que é o Círculo de ouro, as empresas passam a agir sempre de dentro para fora. Veja outros exemplos de empresas que utilizam a metodologia:

Natura

  • Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
  • Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
  • O quê: através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Nike

  • Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça!
  • Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
  • O quê: através de tênis, roupas, e acessórios esportivos de qualidade.

Google

  • Por quê: para organizar os mundos e torná-los universalmente acessíveis.
  • Como: criando algoritmos.
  • O quê: serviços da web, aplicativos, sistema operacional para computadores e smartphones.

Incluir o pensamento do Golden Circle em um empreendimento, empresa ou equipe, potencializa a comunicação, melhora a inspiração das pessoas, motiva, e torna os resultados muito mais positivos. E, de quebra, nos incentiva a acordar na segunda-feira de manhã empolgados com o propósito do nosso trabalho. Você já fez o seu círculo de ouro?

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*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


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